Ouro Preto já estava com saudades de suas celebrações religiosas, não apenas os católicos, mas também os evangélicos, que congregaram na praça Tiradentes no sábado. Quem diria, o ouro-pretano com saudades de Ouro Preto! Como relatou uma fiel, durante o descendimento da Cruz, com Sermão do pároco do Antônio Dias, Edmar Silva, que lembrou os atingidos de Bento Rodrigues e Brumadinho. Ouviram esta pregação o prefeito Angelo Oswaldo e a vice-prefeita, Regina Braga e o secretário de meio Anbiente, Chiquinho de Assis. Assim começamos essa coluna de hoje, 17 de abril de 2022, Domingo de Páscoa, está quase na hora de Zema chegar!

Vamos falar a verdade? Depois de tanto tempo preso dentro de casa, esse domingo de Páscoa, ensolarado era tudo que Ouro Preto estava precisando! O povo estava com saudade até dos turistas amolando a Procissão! Hoje foi a festa dos turistas, a cidade estava emoldurada num céu aberto, no azul de abril. 

Quem também devia estar com saudades das procissões de Ouro Preto, era o prefeito que, claro, seguiu a procissão do Sr. Morto, carregando o pálio, após ouvir a pregação de Padre Edmar entregando os atingidos no Calvário aos pés de Jesus, pois em muitos casos, apenas Jesus pode auxiliar os vitimados. E, quanto aos atingidos e não vitimados, estes também estão na Luz de Jesus, e podem ser auxiliados por posturas acertivas e políticas públicas para mitigar os impactos da mineração, inclusive em relação à poeira nas casas, que se encontram fora da área de mancha de autossalvamento, em Antônio Pereira.

Dois nomes durante o Sermão do Descendimento da Cruz, Bento Rodrigues e Brumadinho, citados em ordem cronológica, e a platéia fez um silêncio, como se prendesse o ar por um instante. 

Padre Edmar durante a pregação do Sermão do Descendimento da Cruz

O padre não citou os nomes das companhias responsáveis, não citou governos, não citou o judiciário e não citou as guerreiras de Antônio Pereira, que na realidade local, lutam pelos atingidos no distrito, apenas fez lembrar que por detrás daquelas duas comunidades havia tudo isso, e que era preciso pedir o auxílio ao salvador, que era retirado da cruz, para seu digno sepultamento. Assim, entregou as vítimas das guerras pelo mundo.

Enfático em sua pregação, Padre Edmar prendeu a atenção da multidão, seus brados de clamor para refletirmos na figura de Jó, nos convidando a refletir sobre a resignação e a Fé de Jó, que viu as provações e resignado viu sua prosperidade restaurada por Deus.  

Pela veemência do Padre durante o Sermão, ele também devia estar com saudades do púlpito. Esta Semana Santa, serviu para Ouro Preto matar a saudade de muita coisa. De fazer tapetes, de fazer turismo, de vestir de anjo, de figura bíblica, de carregar andor para pedir uma graça, de ouvir a banda e de carregar o pálio! Neste domingo, o vereador Matheus Pacheco chegou ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Antônio Dias, com a premissa de compor a equipe, com a missão de cobrir o Santíssimo Sacramento em seu percurso, carregando o pálio. À frente, o prefeito Angelo Oswaldo estava à direita do pároco do Pilar, que trazia o ostensório. O vereador Matheus Pacheco, que é do partido do prefeito, passou uma quaresma de provações, com rusgas na Câmara contra o governo. Pelo que se viu o domingo de Páscoa foi também de reconciliação.

A benção do Santíssimo Sacramento ao som do Hino Nacional, foi realizada na porta da matriz, que está praticamente pronta e deve ser inaugurada em breve, ainda no primeiro semestre, como anunciou padre Edmar, após a missa. Fomos conferir, os andaimes já foram desmontados. A obra de restauro está praticamente nos retoques. 

Benção

Após 7 anos sem atividades, o adro da Matriz estava repleto de anjos, figuras bíblicas e os soldados romanos, habitando os jardins cuidados com zelo por Deolinda. Perto da fonte brincava o pequeno garotinho, vestido de Isaac, na alegria de seus 6 anos e uma janelinha. Moisés continuava firme em mais um domingo de Páscoa, comemorou outro fiel. 

A coporação Musical Bom Jesus do Matosinhos voltou tocando para o Rosário, fazendo a alegria dos Turistas ávidos por seguí-la. Pelo caminho encontraram com os garis, para os quais tocaram “Parabéns para Você”, afinal as ruas já estavam limpas, mereceram a homenagem. 

Foto: Peterson Bruschi

Neste domingo de Páscoa, Ouro Preto concluiu sua Semana Santa, com pompa e circunstância, como manda o figurino, se renovando a Cultura e na Arte! De todas as saudades da Semana Santa, ainda fica o desfile da Bandalheira acompanhando Vandico, na queima do Judas. Qual seria o testamento dele em 2022?

E para encerrar a coluna Tiquinho de Política de hoje, não poderia deixar de falar do 21 de abril. Zema vem aí. Ainda não se sabe se terá coragem de realizar a aposição da coroa de flores para Tiradentes, ou se deixará a tarefa para o solitário Dragão da Inconfidência, que cumpriu o rito no auge da Pandemia. Afinal, pode haver servidor protestando, indignado com a judicialização do aumento defendido pelas categorias e apoiado pela Assembleia, que derrubou o veto. O que se sabe é que, cumprirá a obrigação de Governador em Ouro Preto, no Centro de Convenções da UFOP. Universidade que aguarda os R$ 9 milhões prometidos Zema, para a conservação da Escola de Minas, o palácio do Governador. 

Por Marcelino de Castro

Fotos Marcelino de Castro e Peterson Bruschi