O programa Cinema na Cidade, em sua quarta edição consecutiva, retorna ao interior de Minas Gerais levando uma diversificada e gratuita programação cultural para toda a família. Neste ano, o lançamento do programa acontece no distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, nos dias 30 e 31 de maio, com atividades na Rua Grande, em frente à Igreja Queimada. O público está convidado a participar de dois dias de intensa programação com cinema ao ar livre, apresentações musicais, dança, circo, capoeira, mágica e a tradicional quadrilha junina.

Criado com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema e às artes em regiões que historicamente carecem de infraestrutura cultural, o projeto tem se consolidado como uma importante ação de inclusão, valorização da cultura brasileira e fortalecimento das comunidades locais. Por meio de uma proposta itinerante e participativa, o programa transforma praças e ruas em verdadeiros centros culturais a céu aberto, despertando o interesse pelo cinema nacional, promovendo o encontro entre artistas e público e estimulando o sentimento de pertencimento e orgulho local.

“O Cinema na Cidade é muito mais do que sessões de cinema ao ar livre. É uma celebração da cultura brasileira que percorre o interior de Minas Gerais, transformando as praças e espaços públicos em palcos de encontros, cultura e afeto. Atua na formação de novas plateias, valoriza os talentos locais, integra as comunidades e fomenta o desenvolvimento social, humano e econômico.”, destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral do programa.

O PROGRAMA QUE TRANSFORMA, INSPIRA E EDUCA

O Cinema na Cidade é uma frente de cultura, lazer e entretenimento que ocupa os espaços públicos com arte de qualidade. O distrito de Antônio Pereira receberá toda infraestrutura para sediar uma programação intensa e gratuita que começa na sexta-feira, 30 de maio, às 19h com a centenária Banda da Associação Musical Nossa Senhora da Conceição da Lapa, orgulho da comunidade. Em seguida, às 19h30, o Ballet Studio Ana Lisboa encanta com apresentações que unem técnica e sensibilidade. Às 20h, o Palhaço Cloro traz humor e acrobacias para todas as idades, preparando o público para a sessão de cinema ao ar livre, às 20h30, com o filme Fala Sério, Mãe!. A noite encerra com o balanço contagiante da dupla Sidney e Junior.

No sábado, 31 de maio, a festa continua a partir das 18h com uma vibrante roda de capoeira do Grupo Cordão de Ouro. Às 18h30, o Palhaço Pitoco assume o palco com números cômicos e mágicos. Às 19h30, a Mostrinha de Cinema apresenta três curtas mineiros seguidos do espetáculo de mágica com o Mágico Dennerson e Ana Rocha. Às 21h, o tradicional Arraiá da Rua Grande toma conta da festa com uma quadrilha animada, encerrando com chave de ouro ao som dançante do Trio Chinelado, às 22h.

SOBRE O PROGRAMA

Idealizado e realizado pela Universo Produção, o Cinema na Cidade é um programa cultural, social e turístico que conecta o cinema brasileiro às demais expressões artísticas e valores locais, proporcionando acesso gratuito à cultura em cidades que muitas vezes não possuem salas de exibição. O projeto atua na formação de novas plateias, fomenta a indústria audiovisual, valoriza artistas e iniciativas locais, e promove o uso democrático dos espaços públicos. Com patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio das Prefeituras Municipais, o programa percorre municípios mineiros levando uma verdadeira experiência cultural para todas as idades.

VALORIZA A CULTURA. INTEGRA COMUNIDADES. GERA DESENVOLVIMENTO.
CINEMA PARA TODOS. CINEMA ITINERANTE. CINEMA NAS PRAÇAS. CINEMA NA CIDADE.

PROGRAMAÇÃO GERAL

Local: Rua Grande, em frente à Igreja Queimada

30 DE MAIO – SEXTA

19h – BANDA DE MÚSICA | ASSOCIAÇÃO MUSICAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA LAPA

Com mais de cem anos de história, a Associação Musical Nossa Senhora da Conceição da Lapa é um verdadeiro símbolo cultural de Antônio Pereira. Formada, em sua maioria, por adolescentes da comunidade, conta atualmente com 40 músicos e 5 aprendizes que se apresentam tanto no distrito quanto em outras localidades de Ouro Preto. Mais do que ensinar música, a AMNSCL tem como missão promover valores fundamentais como ética, cidadania, paz, direitos humanos e democracia por meio de projetos e ações sociais. Orgulho da comunidade, a Associação mantém viva a tradição musical enquanto valoriza e divulga a riqueza cultural e artística do distrito.

19h30 – DANÇA | BALLET STUDIO ANA LISBOA 

Fundado em 2014 em Antônio Pereira, o Studio Ana Lisboa é uma escola de artes com princípios cristãos, que tem como missão ensinar a consciência corporal e valorizar o corpo por meio da dança. Hoje, além de atender à comunidade local, o Studio também está presente na cidade de Mariana. A escola oferece aulas de Ballet Clássico e Jazz Dance para crianças a partir dos 3 anos, reunindo atualmente cerca de 100 alunos. Ao longo do ano, dois importantes eventos marcam o calendário: a Mostra de Dança, que acontecerá dias 06 de julho em Mariana e 13 de julho em Antônio Pereira, e o espetáculo de encerramento, que será dia 13 de dezembro, celebrando todo o trabalho desenvolvido durante o ano.

20h – INTERVENÇÃO CIRCENSE | PALHAÇO CLORO

Um múltiplo artista circense que desenvolve trabalhos artísticos através de diversas linguagens encantando e divertindo a todos por onde passa.

20h30 – SESSÃO DE CINEMA

FALA SÉRIO, MÃE!

FICÇÃO, COR, 79min, RJ, 2017

Direção: Pedro Vasconcelos

Ângela Cristina, mãe da adolescente Maria de Lourdes, precisa lidar com as dificuldades e delícias de guiar sua filha durante uma das fases mais complicadas da vida. Ela vive uma montanha-russa de emoções, medos e frustrações. Por outro lado, a filha Malu, como prefere ser chamada, também tem suas insatisfações.

22h – MÚSICA | SIDNEY E JUNIOR

Uma dupla de pagode formada há 20 anos. Muita história criando pagode para alegrar o público!

31 DE MAIO – SÁBADO

18h – CAPOEIRA | GRUPO CORDÃO DE OURO

Fundado em 1967 em São Paulo, o grupo de capoeira Cordão de Ouro, tem como missão preservar e divulgar a cultura da capoeira, promovendo valores como respeito, disciplina, coletividade e identidade cultural. O grupo é uma das mais reconhecidas e influentes escolas de capoeira do Brasil e do mundo e está presente em diversos continentes, sendo referência em formação de mestres e na realização de eventos internacionais. Em Antônio Pereira e Mariana o Grupo conta com a coordenação do Mestre Aloisio.

18h30 – INTERVENÇÃO CIRCENSE | PALHAÇO PITOCO

Palhaço Pitoco é um típico brincalhão brasileiro. Entre tropeços e trupicões ele se diverte junto ao público, propondo uma combinação afinada entre cultura popular, música e o universo do circo tradicional de lona. Misturando números de palhaçaria, malabarismo, ilusionismo, contação de histórias e regência musical, Pitoco se compromete em estabelecer uma relação com o público onde o compromisso é de criarem juntos um riso frouxo e a possibilidade de furar o cotidiano, e por instantes brincar. Voltar a ser criança.

19h30 – MOSTRINHA

à  SESSÃO DE CURTAS

MENINO GEPETO, de Claudio Constantino e Rafael Guimarães

ANIMAÇÃO, COR, 13min, MG, 2025

CINE QUARTO, de Leonardo Braga

ANIMAÇÃO, COR, 23min, MG, 2024

SACIS, de Bruno Bennec

FICÇÃO, COR, 23min, MG, 2024

à  SHOW DE MÁGICA | MÁGICO DENNERSON E ANA

O mágico Dennerson e sua parceira Ana Rocha encantam o público com um espetáculo repleto de ilusionismo, humor e interatividade há mais de 15 anos. Com uma linguagem acessível e voltada para todas as idades, a dupla apresenta números de mágica que misturam encanto, surpresa e participação do público, proporcionando momentos lúdicos e inesquecíveis. Uma forma de fazer mágica diferente e inovadora, com música ao vivo que interage diretamente com as mágicas!

21h – QUADRILHA | ARRAIÁ DA RUA GRANDE

Formado por adultos e adolescentes do distrito de Antônio Pereira, o grupo surgiu com a missão de manter viva a tradição das festas juninas e julinas da região. Desde 2018, o grupo leva alegria e movimento às celebrações locais, com cerca de 20 pares que reinventam a quadrilha por meio de coreografias criativas, sem jamais perder o respeito pelas raízes dessa manifestação cultural. Mais do que dançar, o Arraiá quer fortalecer a cultura local, valorizar a convivência e abrir espaço para que jovens e adultos vivenciem outras manifestações culturais, sempre com muito brilho, alegria e espírito comunitário.

22h – MÚSICA | TRIO CHINELADO

O Trio Chinelado e Banda é sinônimo de alegria, animação e muito forró de qualidade! Com uma formação tradicional de sanfona, triângulo e zabumba, o grupo leva ao público uma mistura envolvente de forró, baião, frevo e outros ritmos marcantes da música brasileira. As apresentações têm um clima contagiante que convida todo mundo a dançar. Quem já curtiu um show do Trio Chinelado sabe: é música boa, energia lá em cima e muita vontade de pedir bis!

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

Foto: Ballet Studio Ana Lisboa 2024- Foto Leo Lara/Universo Produção