Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto
A Defesa Civil de Ouro Preto lançou ontem, 15/09, um “alerta para o início das chuvas”. Isso porque o INMET, o Instituto Nacional de Meteorologia, avisou que chuvas intensas devem atingir 383 cidades mineiras entre quinta e sexta-feira, 16 e 19/09.
Segundo o INMET, em alguns lugares as chuvas podem alcançar o índice de 50 milímetros e, considerando que acima de 25 milímetros o volume já é alto, todo cuidado é pouco, pois os acumulados de chuva podem ser significativos, provocando encharcamento excessivo do solo, favorecendo deslizamentos de terra e rolamento de blocos rochosos. Para algumas regiões de Minas, há previsão de raios e ventos fortes com intensidades de 40 km a 60km/hora, o que pode causar quedas de árvores e galhos e corte de energia.
Além da Região Metropolitana de Belo Horizonte, e da Região do Vale do Rio Doce, as outras áreas classificadas pelo alerta do INMET como “em perigo potencial” no Brasil, são: Zona da Mata, Central Espírito-santense, Sul/Sudoeste de Minas, Sul Espírito-santense, Campo das Vertentes, Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Noroeste Fluminense, Baixadas, Centro Fluminense, Metropolitana do Rio de Janeiro, Oeste de Minas, Norte Fluminense, Metropolitana de São Paulo.
CHUVA PARA UNS, SECA PARA OUTROS
Enquanto uma parte do território nacional pode enfrentar chuva forte, muitas cidades ainda sofrem com a falta dela. Nesta semana, mais de 50 cidades brasileiras registraram as maiores temperaturas do ano. No Extremo Oeste Baiano, Vale São-Franciscano da Bahia, Centro Norte Baiano e Centro Sul Baiano, o grau de severidade por baixa umidade é de “Grande Perigo”, abaixo de 12%, o que amplia os riscos de ocorrer incêndios florestais e problemas de saúde.
Enfim, os alertas de seca ou de chuva do INMET indicam mesmo que, seja por um motivo ou outro, o perigo potencial climático hoje atinge a maior parte de todo o território nacional.
Serviço:
Corpo de Bombeiros – 193
Polícia Militar – 190
Defesa Civil – 199
Guarda Municipal – 153
Ouro Preto possui 313 áreas de risco, conforme os Dados da Defesa Civil. Conheça acessando a página www.defesacivil.ouropreto.mg.gov.br/areas-risco