Em Ouro Preto, o projeto esportivo e social Sada Cruzeiro, que atende crianças e adolescentes do município, ainda está parado. A iniciativa proporcionava aulas e treinos de voleibol gratuitas desde 2018 em um núcleo instalado no ginásio do Ouro Preto Tênis Clube, mas foi interrompida durante a pandemia e até hoje não retornou em razão de entraves no processo de renovação de convênio com a Prefeitura.

O núcleo em Ouro Preto foi o pioneiro do projeto do Sada Cruzeiro em cidades do interior, e era frequentado por mais de 200 crianças e jovens com idades entre 7 e 14 anos. O coordenador Antônio Carlos Marques Mota, explica que, no início de 2021, negociou com a Prefeitura o retorno das atividades do projeto e encaminhou toda documentação necessária para formalização de um novo acordo. Ele conta que, em reuniões com os titulares das pastas da Educação e também de Esportes, “o então secretário de Educação, professor Rogério Fernandes, manifestou o desejo de ampliar o alcance do projeto e criar novos núcleos nos distritos de Cachoeira do Campo, Antônio Pereira e Santa Rita, mas até agora, o processo não caminhou”. Segundo o professor Antônio Carlos, “os pais que fazem parte do grupo do projeto constantemente fazem questionamentos sobre os motivos da não retomada, e respondemos e reiteramos que da parte da Sada, tudo está pronto”.

Marques destaca que, assim como Ouro Preto, “vários municípios, como Barão de Cocais, Ribeirão das Neves, Contagem, Vespasiano, Sete Lagoas e Ibirité, também tiveram as atividades sociais do Sada Cruzeiro Interrompidas por causa da pandemia, mas em todos os outros o projeto já foram retomadas, só mesmo em Ouro Preto o projeto ainda não recomeçou”. Mas, confiante, ele crê que as mudanças recentes no quadro da gerência da Educação Municipal podem ter gerado um certo atraso na formalização do novo convênio, que contou também com a participação do secretário de Esportes e Lazer Wagner Francisco de Mello nas negociações. Já a nova secretária Débora Etrusco, que assumiu a Pasta da Educação há pouco tempo (menos de um mês), disse que “ainda não foi procurada pelos parceiros do projeto, e que não tem informações sobre até que ponto os secretários que a antecederam caminharam neste sentido”.

O projeto social Sada Cruzeiro, que faz uso do Esporte como instrumento de cidadania, atende mais de 2 mil crianças e jovens em todo o Estado, e aqueles que se destacam ainda podem ser encaminhados para avaliação e, oportunamente, ocupar uma vaga nas categorias de base do Sada Cruzeiro. O projeto é reconhecido como um dos maiores formadores de atletas do Brasil.

Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

Foto/divulgação: Inauguração do Núcleo Sada Cruzeiro em Barão de Cocais, 12 de fevereiro de 2022. Com a nova unidade o Projeto Sada Vôlei alcança 3.000 alunos atendidos