Ouro Preto recebe uma experiência que une dança, narrativa e ancestralidade no próximo domingo (05/10). A oficina-espetáculo “Iamberê: Gestos, Contos e Danças Circulares”, conduzida pela educadora e artista Maria Cristina Moraes, acontece às 15h, na Casa de Cultura Negra, no bairro Padre Faria. A oficina é gratuita, aberta a todas as idades e não exige experiência prévia. É recomendado o uso de roupas confortáveis.

A proposta é oferecer ao público uma vivência coletiva, em que os gestos nascidos da natureza se transformam em dança e poesia. Durante duas horas, histórias serão compartilhadas por meio de contação, movimentos corporais e danças circulares, em um convite para despertar presença, afeto e pertencimento. O termo “Iamberê” significa descoberta e, segundo os organizadores, a oficina busca reconectar os participantes com a criatividade e a espontaneidade da criança interior, valorizando a sabedoria ancestral e fortalecendo vínculos comunitários.

A oficina-espetáculo tem realização do C.CriA Hub, com produção da Cia 2×2 – Cultura e Cidadania. O financiamento é do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Fundes), sendo uma ação do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE), com governança em rede da Prefeitura de Ouro Preto, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto (Condes) e da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP).

Sobre a artista

Com mais de 28 anos de atuação, Maria Cristina Moraes é educadora, artista plástica, contadora de histórias, designer e escritora de dezenas de livros. Sua trajetória é marcada pelo trabalho com infância, cultura popular, afro-brasileira, indígena e o bem viver. Guardiã da marca Bauzinho Dourado, é cofundadora do Ponto de Cultura Oficina-Escola As Mãos de Luz e do grupo musical brincante Boi de Luz (Lumiar/RJ). 

Fonte: Assessoria Prefeitura de Ouro Preto

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 13 =