A Câmara Itinerante chega ao distrito de Amarantina na próxima sexta-feira, dia 30 de maio, na Escola Municipal Major Raimundo Felicíssimo, de 9h às 15h. O programa já passou por Cachoeira do Campo, Antônio Pereira, Santa Rita de Ouro Preto e atenderá todos os doze distritos no ano de 2025.

A população terá acesso a diversos serviços gratuitos oferecidos pela Câmara Municipal de Ouro Preto e por seus parceiros, como alistamento pela Junta Militar; exames de vista com optometristas; emissão de título de eleitor, cadastro biométrico, transferência de domicílio eleitoral; aferição de glicose e pressão arterial; testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs); cortes de cabelo e designer de sobrancelhas; orientações sobre saúde dos rins, agricultura familiar, meio ambiente, para pessoas com deficiência, idosos, brincadeira para a criançada e muito mais. A ação também contará com a participação de Conselho Tutelar; Assistência Social; Farmácia Móvel; Odontomóvel e Saúde Bucal.

Carteira nacional de identidade

Entre os serviços, um dos mais procurados é a carteira nacional de identidade, emitida pelo Centro de Atendimento de Cidadão (CAC) em parceria com a Polícia Civil. Serão 80 carteiras confeccionadas, e as senhas serão distribuídas por ordem de chegada.

Confira os documentos necessários: Solteiros: certidão de nascimento original e legível; Casados: certidão de casamento original e legível; Separados, Divorciados e Desquitados: certidão de casamento com averbação original e legível. Atenção, a certidão deve estar legível, ou seja, sem rasuras, qualquer rasgo, partes apagadas ou manchas que não permitam a sua leitura. Neste caso, é preciso pegar a segunda via da certidão de nascimento ou casamento no cartório de origem ou em outro cartório (inclusive pela internet).

Também levar comprovante de residência atualizado. A foto será tirada no local. A primeira via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita.

No novo modelo, para a versão digital, podem ser inseridas informações de outros documentos: carteira de trabalho, carteira de motorista, título de eleitor, PIS/Pasep, NIS, certificado militar, nº da carteira do SUS. Também podem ser incluídos: tipo sanguíneo e fator RH, identificação de pessoa com deficiência (PcD) ou pessoa com necessidade especial (PNE), nome social, identidade profissional – todos os dados com a devida comprovação prévia.

Fonte: Assessoria Câmara de Ouro Preto

.

.