Sessão tratou de reajuste salarial dos servidores, calendário oficial de eventos, adesão a consórcios intermunicipais e mudanças no Código Ambiental do município
A Câmara Municipal de Mariana realizou, na última segunda-feira (15), a 43ª Reunião Ordinária com a apreciação de requerimentos, projetos de lei e moções, abordando temas administrativos, sociais, ambientais e culturais de interesse do município. Após a verificação de quórum, os vereadores aprovaram a ata da sessão anterior e deram início à leitura da pauta.
Entre os requerimentos apresentados, estiveram pedidos de informações ao Executivo sobre a realização do Encontro Regional Evangélico, tradicionalmente realizado no mês de abril, além de questionamentos sobre a política de reajuste salarial dos servidores públicos municipais para 2026 e o valor do auxílio-alimentação. Também foi solicitado o agendamento de reunião para tratar do possível desassoreamento do Rio Gualaxo do Sul, no subdistrito de Mainart.
Além disso, o Projeto de Lei Complementar nº 450/2025, de autoria do Executivo, que altera dispositivos do Código Ambiental Municipal e cria sanções para ocupações irregulares de terrenos, foi amplamente debatido em plenário. Após manifestações favoráveis e contrárias, o projeto foi aprovado, com registro de um voto contrário e uma abstenção.
Na área cultural, os vereadores aprovaram projetos que incluem oficialmente no calendário municipal o aniversário do distrito de Cláudio Manuel, celebrado em 5 de agosto, e a comemoração da Comitiva Rédea Solta, realizada anualmente em Mainart, no primeiro domingo de setembro.
Encerrando a pauta, a Câmara aprovou projetos autorizando o município de Mariana a aderir a consórcios intermunicipais voltados à segurança pública e à cooperação administrativa, com previsão de início das atividades a partir de janeiro de 2026.


