Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

A ouro-pretana Talita Barbosa conquistou o 2° Lugar no Circuito Olimpo de Crossfit na categoria RX Individual. O torneio aconteceu no fim de semana passado, 22 e 23 de janeiro, no Ginásio Poliesportivo Iorque José Martins, em Timóteo, MG, e reuniu aproximadamente 200 atletas de todo o país.

Talita Barbosa tem 32 anos e pratica esportes desde a infância. Começou fazendo capoeira e ginástica olímpica, em seguida, decidiu jogar futsal de forma competitiva, representado a cidade de Ouro Preto em campeonatos. Também participou de torneios de skate street, sendo a única ouro-pretana da atualidade a competir nesta modalidade. No atletismo, conquistou o título de campeã estadual nos jogos universitários, disputando pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP nos 100 metros rasos, 200 metros rasos e salto em altura. Depois tornou-se atleta de rugby, e representou Minas Gerais em campeonatos nacionais para, finalmente, em 2017, aderir ao crossfit.

A multiatleta Talita explica que o crossfit é uma modalidade de condicionamento físico baseada em três pilares de treinamento: o levantamento de peso olímpico, arranque e arremesso, a capacidade cardiorrespiratória, com movimentos cíclicos como corrida, bicicleta, cordinha, natação, e as habilidades ginásticas, que envolvem movimentos que utilizam o próprio corpo ou são realizados em barra fixa ou argolas. Segundo ela, “é a união de todos esses elementos que possibilita o desenvolvimento das inúmeras capacidades físicas e cognitivas de seus praticantes, que são testados a todo momento”. As disputas esportivas de crossfit mais comuns são nas categorias Iniciante, Scale, Intermediário, RX e Elite, em ordem crescente de dificuldades.

Ela conta que iniciou na categoria Scale apenas como preparação física para a prática do rugby, mas terminou por se envolver plenamente com o crossfit. Hoje, ela é a única atleta RX competitiva não apenas de Ouro Preto, mas de toda a nossa região. Em 2021, conquistou o título de campeã nacional e agora, janeiro de 2022, de vice-campeã.

A atleta, que também é estudante de Educação Física, tem treinado sozinha desde o início da pandemia. Para participar do Circuito Olimpo de Crossfit, contou com o apoio da academia onde ela treina, a CF Ouro Preto, e com o acompanhamento do fisioterapeuta Vinícius Niquini, da Sinergismo, e da Nutricionista Lays Lopes. Neste ano ela celebra a chegada de novos parceiros, como a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e a loja de artigos esportivos Stylo Maromba.

Em entrevista ao Diário de Ouro Preto, Talita Barbosa expressou gratidão ao vereador Alex Brito, que a indicou para receber Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Ouro Preto e tem ajudado na captação de outros apoios: “quero agradecer imensamente à Daniele Araújo, que está sempre disposta a ir aonde for pra me ajudar a crescer na modalidade, uma grande amiga e parceira. Agradeço também à minha namorada Lillyan Silva, que sempre se esforça pra me acompanhar em todos os campeonatos, me auxiliando de todas as formas possíveis”, disse a atleta.

Foto: @jonathanc.fotos