Ouro Preto – Começa hoje, as 19 horas, as rodadas de reuniões dos moradores de Antônio Pereira com a Assessoria Técnica Independente (ATI) que auxiliará nas negociações com a empresa Vale. O Instituto Guaicuy foi escolhido pela comunidade por votação. A assessoria técnica foi um dos pleitos da comunidade para dar andamento às tratativas com a Vale, em relação aos impactos do descomissionamento da barragem de Doutor, na Mina de Timbopeba.

O Instituto Guaicuy tem como missão o processo de levantamento e reparação dos prejuízos, além de garantir condições equilibradas de negociação com a Vale, na reparação de danos de tantas naturezas, materiais e intangíveis. A luta popular conquistou o direito de ter a seu serviço uma Assessoria Técnica Independente.

O Guaicuy pretende ajudar a construir essas pontes, servindo as comunidades locais na tessitura solidária de um processo que resulte na reparação integral dos danos individuais e coletivos. Ronald Guerra, o Roninho, que coordena a equipe da Assessoria Técnica em Antônio Pereira e é vice-presidente do Instituto Guaicuy, batuca no mesmo pandeiro: “É muito importante que toda a comunidade esteja integrada, juntamente com os movimentos sociais e a ATI, se fortalecendo na união. Cada movimento, associação e pessoa tem um papel nesse processo, para que as conquistas venham e os direitos violados sejam enfim recuperados”.

  • Reuniões por território: 

(Para maior aprofundamento e melhor conhecimento dos inúmeros problemas causados pela “lama invisível”) 

1 – 23/4, sexta-feira – Baixada Projetada 10, 15 e ruas afluentes – 19 h 

2 – 24/4, sábado – Vila Samarco (Residencial Vila Antônio Pereira) – 9 h

3 – 26/4, segunda-feira – Residencial Dom Luciano (Loteamento) e Distrito Industrial – 19 h 

4 – 27/4, terça-feira – Ribeirinhos e Tabuleiro – 19 h

5 – 28/4, quarta-feira – Pedreira, Igreja Queimada e Residencial Bela Vista – 19 h

6 – 29/4, quinta-feira – Centro Histórico e Lapa – 19 h

7 – 30/4, sexta-feira – Pessoas removidas de suas moradias, tendo ou não deixado o distrito 

Em pauta:

  1. Apresentação do Instituto Guaicuy e da ATI
  2. Linha do tempo: direitos violados; conquistas; o direito à ATI; processo de escolha e homologação judicial; 30 dias para o Plano de Trabalho (fase atual); próximos passos.  
  3. Escuta das demandas das comunidades 

Por Marcelino de Castro
Com informações do Instituto Guaicuy