Assembleia se ilumina de vermelho no Dia Internacional da Talassemia

O Dia Internacional da Talassemia será lembrado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com iluminação especial da fachada do Palácio da Inconfidência na cor vermelha. A ação será nesta quarta-feira (8/5/24), entre 18 e 22 horas, a pedido do deputado Betão (PT).

O objetivo é dar visibilidade à causa, em apoio a pacientes, familiares, profissionais de saúde e pesquisadores dedicados a aprimorar a qualidade de vida das pessoas com talassemia. A iniciativa integra a campanha Laços da Consciência da ALMG.

A talassemia, também chamada “anemia do Mediterrâneo”, é uma doença hereditária que afeta a produção da hemoglobina, componente do sangue. Cabe à hemoglobina levar oxigênio para todo o corpo, permitindo o correto funcionamento dos órgãos.

Nos casos mais leves, chamados talassemia minor, a anemia pode passar despercebida e sem sintomas. Na forma intermediária, a deficiência da síntese de hemoglobina é moderada, e as consequências, menos graves.

Já a talassemia major, ou anemia de Cooley, é uma forma grave da doença, causada pela transmissão de dois genes defeituosos, um do pai e outro da mãe. Nesses casos, podem ocorrer alterações orgânicas importantes, como o aumento do baço, atraso no crescimento e problemas nos ossos.

Foto: Willian Dias -Fachada do Palácio da Inconfidência ficará iluminada entre 18 e 22 horas – Arquivo ALMG

Fonte: Assessoria ALMG


Descubra mais sobre Diário de Ouro Preto

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.