Mariana – O vereador Vander Leitoa (Solidariedade) esteve na manhã desta quinta-feira, 22/04, no escritório da Vale para tratar da recuperação dos danos causados pelo trânsito de equipamentos pesados, utilizados para abertura do acesso às obras de descomissionamento da barragem de Doutor, da Mina de Timbopeda, em Antônio Pereira. A empresa definiu que as recuperações das ruas começarão dia 16/05.

Segundo Vander Leitoa, “eles (Vale) vão reformar o asfalto na entrada do Pereira, vão reformar os bloquetes das ruas que eles utilizarão e rua das flores”, explicou Vander Leitoa. A reunião foi marcada na segunda-feira, 19/04, durante o protesto que fechou a entrada das obras de descomissionamento da barragem de Doutor. O vereador foi recebido no escritório da empresa em Mariana, sede do complexo que incluiu a mina de Timbopeba. 

De acordo com o vereador, a reunião começou por volta de 9h30 e encerrou por volta das 13 horas, foi presencial. Vander Leitoa foi acompanhado de seu assessor, realizaram o teste rápido para a Covid, e se reuniram os os responsáveis pelo assunto, no complexo Mariana da Vale. Vander  defendeu a recuperação das ruas de forma imediata.

Vander pontuou que as ruas utilizadas não podem ser consertadas como reparação à comunidade e defendeu tambémque a rua de terra, Terezinha Pessoa seja recuperada, sob a condição de acampar na entrada das obras da barragem, caso a rua não entre no plano de recuperação das vias. A empresa pediu 30 dias para definir uma posição sobre a rua Terezinha Pessoa.  “Não aceito entrar na questão de reparação, isso é questão de impacto do acesso”, enfatizou o vereador.

Por Marcelino de Castro
Foto: Divulgação/Guilherme/Assessoria Parlamentar