Antônio Pereira – A Vale entregou na manhã deste sábado, 29/11, a segunda etapa das obras de reforma da praça da Vila Antônio Pereira, o investimento faz parte do Plano de Compensação e Desenvolvimento de Antônio Pereira. Na segunda-feira, 1º/12, a Vale inicia as atividades do Centro Socio informativo Descaracterização de Barragem / Complexo Mariana. 

A entrega da praça contou com brincadeiras, pipoca e algodão-doce, a Corporação Musical Nossa Senhora da Lapa se apresentou abrindo o evento, às 10h. As atividades de rua de lazer seguiram até as 16 horas. Após a entrega da praça as autoridades foram conhecer o Centro Socio informativo Descaracterização de Barragem

Durante seu discurso, o prefeito Angelo Oswaldo anunciou que a prefeitura vai instalar no imóvel onde hoje funciona a Administração Distrital, um posto avançado da Guarda Municipal para atender às forças de segurança em Antônio Pereira. Disse que a Prefeitura já está em contato com o Comando do 52º Batalhão de Polícia Militar para a implantação do ponto de apoio. 

Segundo Angelo Oswaldo, o orçamento municipal já tem muitas obrigações a serem cumpridas e que iniciativas de empresas que investem recursos para o bem-estar da população são validas. Informou ao público que os embates com as empresas serviram para que elas mudassem de postura e se tornassem cidadão, disse que com a participação das empresas cidadãs, podem ser alcançados grandes realizações como a praça da Vila Antônio Pereira. 

“Houve uma mudança de comportamento das empresas e isso, foi muito bom. Nesse embate todo, nós conseguimos que as empresas assumam plenamente, isso. Foi muito bonito, o presidente da Samarco, Rodrigo Villela, pediu desculpas a Antônio Pereira numa cerimônia que participou conosco. As empresas entenderam e mudaram e se elas mudaram para melhor, Que Maravilha! Realmente eu comemoro nessa fase nova, de parcerias e de conquistas que estão é surgindo”, comemorou.

Em seguida, reclamou da Fundação Renova que, com sua “arrogância […] proibiu Ouro Preto receber qualquer coisa, gastou bilhões e não recompensou, como deveria recompensar a comunidade”, disse que está cobrando “o que deve ser dado ao município, dar ao município é dar ao povo”, numa referência do processo movido em Londres, contra a BHP, uma vez que Ouro Preto não aderiu ao novo acordo do Rio Doce. 

Angelo Oswaldo destacou que faz uma explicação mais estendida sobre a relação com as empresas e a prefeitura, para que se esclareça, pois há muito “disse, me disse” provocados para desestabilizar o “consenso que nós estamos construindo, com tanto entusiasmo, com tanta alegria, com tantos resultados positivos, que é hoje a nova atitude cidadã das grandes empresas, a abertura da prefeitura para o diálogo, para o engajamento”, enfatizou.

Para a vice-prefeita, Regina Braga, ressaltou a participação da comunidade na escolha da obra. Frisou a união entre o poder publico municipal, empresa e comunidade que proporcionou a entrega da praça. “Estou muito feliz de entregar essa praça, em Antônio Pereira, que é um distrito que mora no meu coração, onde tenho amigos que prezo muito”, em seguida visitou o Centro Sócio Informativo de Barragens. Regina Braga também foi até a Escola Estadual Professora Daura de Carvalho participar da Feira Unificada, promovida pela reunião das associações de artesãs.

Participaram da solenidade o prefeito Angelo Oswaldo, a vice-prefeita, Regina Braga, o vereador Wemerson Titão, os secretários de Obras, Franklin Evangelista e de Saúde, Leandro Moreira. Os ex-vereadores pelo distrito, Mateus Nunes e Vander Leitoa.

Por Marcelino Castro