Ouro Preto – O prefeito eleito, Angelo Oswaldo e a vice Regina Braga concederam na manhã desta quarta-feira,18/11, entrevista coletiva no comitê da campanha no Rosário. Entre os principais assuntos abordados em quase 2 horas de entrevista, está a questão da concessão do saneamento básico à Saneouro e a indicação do nome da nova secretária de Saúde, a funcionária de Carreira da Prefeitura Consolação Fernandes. Os demais nomes do secretariado devem ser anunciados até o dia 17 de dezembro, quando serão diplomados os novos vereadores, o prefeito e a vice.
Angelo Oswaldo começou a coletiva de imprensa dizendo que quer uma Prefeitura aberta, “não será um governo de privilégio para grupos, como temos assistido”, disse que a campanha foi cheia de restrições devido à pandemia e ao tempo que foi menor, que mesmo assim conseguiu levar sua mensagem ao povo de Ouro Preto, que o povo manteve a resistência e “nos garantiu essa vitória, que é a vitória de Ouro Preto”.
Regina Braga agradeceu a forma carinhosa e respeitosa que foram recebidos “em cada cantinho de Ouro Preto”, destacou a importância da mulher “é muito importante ter a presença da mulher em setores de decisão no município. Em nosso governo as mulheres terão voz e vez, foi uma campanha do tostão contra o milhão, muita opressão. Só eu e Angelo, e quem estava do nosso lado debaixo de sol e chuva sabe como foi difícil, mas nós vencemos e por isso agradecemos ao povo de Ouro Preto, cada cantinho de Ouro Preto, principalmente aqueles que acreditaram na nossa proposta. Nossa campanha foi uma campanha leve, uma campanha propositiva, que levou alegria e muita esperança a cada canto de Ouro Preto, estou extremamente feliz, extremamente honrada, por estar do lado do Angelo”.
o prefeito eleito informou que ontem (17/11) já havia ligado para o diretor do escritório do IPHAN em Ouro Preto, buscando informações sobre as obras de restauro das Igrejas de São Bartolomeu, Glaura e Bom Jesus do Matosinhos, sendo informado que a Matriz de Santo Antônio, em Glaura já entrou na segunda fase do projeto há 10 dias. Sendo patrimônio municipal a igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, em Lavras Novas, terá a restauração da virga da porta restaurada.
Pandemia
Como ação de prevenção ao avanço da Covid-19, o primeiro nome do secretariado é o da secretária de Saúde, Consolação Fernandes, por ser funcionária de carreira e já conhecer toda a secretaria, Angelo Oswaldo acredita que a pasta será guiada com segurança no momento em que a cidade está na onda vermelha do Minas Consciente.
Saúde
O Setor será prioridade, serão analisadas a situação do hospital de campanha. Será dado o apoio à Santa Casa e à Fundação Sorria.
Comissão de Transição
Em ofício enviado ao prefeito, Angelo Oswaldo informou os nomes que comporão a comissão de transição:
1- Maria Regina Braga
2- Crovymara Elias Batalha
3- Diogo Ribeiro dos Santos
4- Rafael Teixeira Carneiro
5-Luiz Israel
6-Rafael carvalho Barbosa
Reforma Administrativa
Um dos primeiros projetos a ser enviado à Câmara na nova legislatura será a reforma Administrativa do Município. Angelo Oswaldo informou que criará a secretaria de Cultura,como contraponto ao governo federal que extinguiu o Ministério da Cultura, para o prefeito eleito a secretaria de Cultura está focada na geração de emprego e renda para o setor. “A pasta da Cultura não é a cereja do bolo, é a massa”
Angelo Oswaldo anunciou ainda que extinguirá a secretaria da Casa Civil, e Regina Braga ironizou “a casa que serviu para gerar muitos cabides de emprego”. Angelo informou ainda que o contrato de concessão da água será analisado juridicamente e que pretende retomar o Semae e extinguir a agência reguladora.
O desenvolvimento econômico também está no radar do novo governo,Angelo Oswaldo informou que já está em contato com o Sebrae, Fiemg, Amig para fortalecer o setor em Ouro Preto.

Por Marcelino de Castro
Fotos e Vídeos: Marcelino de Castro/diário de Ouro Preto