Foi inaugurado neste domingo, 5 de maio, Dia Mundial do Meio Ambiente, o novo espaço de convivência, esporte, lazer e cultura de Ouro Preto, o Parque das Candeias.
Localizado estrategicamente entre os bairros Jardim Alvorada, Vila São José e Nossa Senhora de Lourdes, o lugar foi utilizado, até o ano de 1974, para depósito de rejeitos da ALCAN, antiga fábrica de alumínio de Saramenha.


Na inauguração detalhes sobre o processo de implantação e sobre o futuro desse novo projeto de urbanização foram revelados, entenda:
ENTREVISTA PREFEITO DE OURO PRETO – Na inauguração do complexo, o prefeito Angelo Oswaldo comentou os benefícios que a extensa área de recreação e contemplação irá trazer para a comunidade e antecipou que já existe um diálogo com a Novelis sobre o conjunto de imóveis que compõem os espaços do Clube Aluminas, em Saramenha.
ENTREVISTA VICE-PREFEITA DE OURO PRETO – A vice Regina Braga espera que as Secretarias Municipais realizem uma ação conjunta para garantir uma programação de qualidade no Parque das Candeias, envolvendo Esporte, Lazer, Cultura e Meio Ambiente. Após o período pandêmico, ela crê que Ouro Preto caminha agora para recuperar o tempo perdido.
ENTREVISTA SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE – Chiquinho de Assis faz um apelo às autoridades e à comunidade para que todos cuidem da preservação do novo Parque, para que não ocorra ali o que aconteceu com outros espaços públicos similares que vivenciaram situações de descaso e abandono.
ENTREVISTA DIRETOR DA NOVELIS – Alfredo Fonseca, um dos diretores da Novelis, fala do investimento empreendido ali, primeiramente, para anular os efeitos nocivos ao ambiente provocados pela atividade mineradora, no passado. Ao todo, a empresa investiu cerca de 20 milhões de reais no complexo do Parque das Candeias. Ele conta que caberá agora à Prefeitura zelar pela manutenção do complexo, que foi cedido ao município em regime de comodato, mas já existem tratativas sobre a doação de toda a área para os ouro-pretanos.
Cobertura (textos, entrevistas e imagens) – Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto