Nesta segunda-feira, 23, a Prefeitura de Ouro Preto, em parceria com o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), deu início à aula inaugural do Curso de Formação da Guarda Civil Municipal de Ouro Preto. Na cerimônia de abertura, que marcou o início deste importante processo de capacitação, os guardas municipais formados e os alunos do curso realizaram um encontro de boas-vindas.
A composição da mesa contou com a presença do prefeito Angelo Oswaldo, do secretário de Segurança e Trânsito, Juscelino Gonçalves, do vereador Matheus Pacheco, do comandante da Guarda Municipal, Jonathan Marotta, e da superintendente do IBGP, Magali Patrícia da Silva.
A aula inaugural foi marcada por uma palestra realizada pelo secretário de Segurança e Trânsito, Juscelino Gonçalves, que abordou o tema “Inteligência emocional e as atividades de segurança pública”. A palestra teve como objetivo preparar os futuros guardas civis municipais para as complexas demandas emocionais da profissão, além de ressaltar a importância de um trabalho pautado na empatia e no respeito à comunidade.
O comandante da Guarda Municipal, Jonathan Marotta, ressaltou a profundidade do curso: “Essa capacitação é quase uma pós-graduação, é um curso realmente especializado que visa dar conhecimento aos agentes da guarda civil municipal no que se refere à matéria de segurança pública. Esse é um marco importante para nossa cidade, que irá mudar os rumos da segurança pública no nosso município”.
O prefeito Angelo Oswaldo falou sobre a reconstituição da guarda municipal: “A Guarda Municipal de Ouro Preto ganha mais 70 agentes, ela está sendo reconstruída, fortalecida, ampliada e aprimorada para ser uma grande corporação a serviço de Ouro Preto, tanto na sede, quanto nos distritos. Depois de esvaziada durante longos anos, a Guarda voltará a ser igual à corporação criada em 2005, voltada para atender a população de Ouro Preto e garantir segurança para todos”.
O curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório, terá uma carga horária total de 564 horas/aula. O programa será ministrado em uma metodologia semipresencial, compreendendo 408 horas de aulas presenciais e 156 horas de aulas a distância. As atividades e aulas presenciais serão realizadas em horário integral, de segunda a sexta-feira, e em meio período aos sábados, demandando dedicação exclusiva por parte dos participantes.
No total, 71 candidatos foram selecionados para participar do curso de formação, divididos em duas turmas. Após a conclusão do programa, os candidatos aprovados estarão aptos para atuar na Guarda Municipal de Ouro Preto, desempenhando um papel fundamental na promoção da segurança e bem-estar da comunidade. As aulas começarão no dia 24, quando os alunos se dedicarão das 8h00 às 17h00 em regime de internato, a fim de absorver todo o conteúdo do curso. Até o mês de fevereiro, trinta agentes habilitados assumirão seus postos e os demais serão chamados conforme a disponibilidade do município.
Fonte: Assessoria Secretaria de Segurança e Trânsito

Foto: Divulgação Prefeitura de Ouro Preto