No último sábado (17), a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com a Fundação Hemominas e a Associação Doe Sangue Mariana, realizou a ação “Doe sangue, salve vidas”. A campanha aconteceu no Setor de Fisioterapia da antiga Policlínica e teve como objetivo reforçar os estoques de sangue e incentivar o ato da doação.

Ao todo, 403 pessoas se inscreveram por meio do formulário disponibilizado no site da prefeitura, outras 225 se cadastraram no local, 15 estavam inaptas e 12 desistiram. Ao final, 172 bolsas de sangue foram coletadas. De acordo com dados do Hospital Sírio-Libânes, uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Ou seja, 688 pessoas serão ajudadas com o sangue coletado no município.

Doar sangue é um gesto de solidariedade e cidadania. Todos os dias, diversas situações exigem transfusões de sangue, como acidentes, cirurgias, queimaduras ou pacientes que necessitam de transfusões periódicas para tratamento. Além de ser um ato simples, doar sangue não é prejudicial à saúde do doador. 

Por Beatriz Costa – Assessoria Prefeitura de Mariana

Fotos: Beatriz Costa