No primeiro fim de semana após a determinação que a cidade retornasse a onda vermelha do programa Minas Consciente, do governo estadual, de enfrentamento e combate a Covid-19, devido ao aumento do número de pessoas contaminadas, a Guarda Civil de Mariana recebeu, por meio de recursos próprios do município, uma base móvel  equipada com câmera de videomonitoramento e outros equipamentos de segurança, que tem o objetivo de  potencializar e facilitar os trabalhos da Guarda. A prefeitura de Mariana investiu cerca de R$250 mil. 

De acordo com o Secretário Municipal de Defesa Social, Antônio Marcos Ramos de Freitas – Tenente Freitas, o veículo será utilizado, a princípio, na Praça Gomes Freire (Jardim) e em outros pontos estratégicos de Mariana. “O motivo de adquirir essa base veio da necessidade de termos alguns locais e circunstâncias onde ele vai nos fornecer a possibilidade de fazer a verificação, que às vezes o guarda, a pé, não conseguiria observar”, explica. 

Conforme o Guarda Civil, Gilsinei de Paula – D’Paula, a nova base móvel foi bem aceita pelos frequentadores do Jardim, que puderam se orientar e informar sobre as medidas que devem continuar sendo tomadas para que não haja a disseminação do vírus. “Eu vejo isso de uma forma muito positiva. A estrutura do veículo é muito boa e está possibilitando que a nossa equipe realize um trabalho mais eficaz”, comemorou o Guarda. 

Além da Guarda Civil, agentes de fiscalização vão ajudar na ronda pela cidade, para orientar e inspecionar os locais sobre possíveis aglomerações. 

ENTREGA– A entrega da base móvel aconteceu no último sábado (09). Estiveram presentes, respeitando os protocolos de segurança, em razão da pandemia, o prefeito interino Juliano Duarte, o delegado Cristiano Arantes,  o secretário de Defesa Social, Tenente Freitas, representantes da Polícia Militar, os vereadores Tikim Matheus, Sonia Azzi, Ricardo Miranda e Maurício Silva, além de secretários municipais. 

Para Juliano Duarte, a chegada da base móvel é um ganho para o município, pois será possível um trabalho conjunto entre as forças de segurança da cidade. “Vamos trabalhar de forma integrada para prevenir e disponibilizar ações de segurança para nossa cidade. Essa vai ser uma importante ferramenta para evitar aglomerações, principalmente nesse momento de pandemia”, ressalta. 

Tânia Pereira, que reside próximo a Praça do Jardim, destacou a importância da aquisição do veículo para as comunidades que ficam no entorno da praça. “Para nós moradores da Praça Gomes Freire e adjacências, foi um benefício muito grande para nós, assim teremos mais segurança. Acredito que a base vai impor mais respeito aos frequentadores do local”, relata. 

Quem também prestigiou e conheceu o novo instrumento de trabalho, foi o delegado Cristiano Arantes, que pontuou sobre a importância de equipar os agentes de segurança pública do município.” Este é um passo muito importante em prol da nossa segurança pública. Em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil e a Guarda Municipal, poderemos trabalhar em intensa harmonia para combater os crimes que ocorrem na cidade”, ponderou.


Descubra mais sobre Diário de Ouro Preto

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.