Ouro Preto – Aconteceu hoje, quinta-feira, 11/08, uma nova reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA) e do Conselho Municipal de Saneamento (COMUSA).
Os debates giraram em torno de um relatório apresentado pela Saneouro, que foi representada no encontro online pelo presidente da empresa, Evaristo Bellini, e por seu assessor Bruno Mendes.Segundo os dados apresentados, a Saneouro já investiu 38 milhões nos sistemas de saneamento básico municipal, e o valor total a ser investido ao longo do contrato firmado com Ouro Preto é de 161 milhões.
A empresa também afirma que já superou a meta de hidrometração prevista para início da cobrança de água por consumo, garantiu que 91,7% dos hidrômetros no município já foram instalados, apesar de reconhecer que em alguns distritos, como Antônio Pereira e Rodrigo Silva, a população se mobilizou para impedir a instalação destes.
Mesmo assim, em razão de uma ação judicial, ainda não se sabe quando os ouro-pretanos irão começar a pagar pela água consumida. Pouco ou quase nada se falou sobre os altos valores das tarifas praticadas e a possibilidade de remunicipalização dos serviços de saneamento básico no município também não teve espaço no encontro, apesar do tema ter sido oportunamente lembrado pelo representante da FAMOP, Du Evangelista.
Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto